O universo do design

O desenvolvimento de produto industrial é um processo resultante da aplicação de vários mecanismos por um profissional multidisciplinar, o designer.
Diferentemente do que se tende a acreditar, esse é um trabalho complexo, permeado por muito embasamento técnico e teórico – além de sensibilidade criativa.
Enquanto o artista intenciona criar um objeto de uso e o faz a seu modo, o designer não tem um estilo definido. A forma final de seu produto é o resultado lógico de uma projetação que visa a resolver otimamente todos os problemas de um componente projetual. Cabe ao designer identificar oportunidades de projeto, investigar o perfil do usuário, escolher materiais e técnicas de produção adequados, rever questões de usabilidade, analisar custos e exposição. Sua missão é esmiuçar todos os aspectos do universo de um novo artigo industrial.
Fazer um bom projeto de design não é fácil: fabricante, lojista e consumidor têm expectativas e intenções diferentes sobre o produto. É do designer a função de fazer a ponte entre o usuário e a indústria, interpretando esses anseios e transformando-os em oportunidades. Um artigo de design durável não é guiado por tendências. O bom design resistirá ao tempo, enquanto as tendências perderão a importância rapidamente.
O sucesso de um produto vai além da tecnologia e da moda. Para desenvolver objetos que perdurem, não somente no seu caráter físico, da matéria, mas também no estilo, é preciso comunicar de forma clara e eficaz aos usuários. Isso tudo além de ter a funcionalidade como primordial. É preciso fazer do design uma ferramenta e não um objetivo.

Por Juliana Desconsi, designer da Obispa.
 

Obispa Design Design by Insight © 2009