Casa da Cascata

É no mínimo incrível. Absurdamente bonito esse projeto que já completou 73 anos. A casa da cascata é uma das mais belas obras da arquitetura orgânica. Ela fica na Pensilvânia, nos Estados Unidos, onde foi concebida a partir de um curso d’água que passa exatamente pela propriedade. O arquiteto Frank Lloyd Wright a imaginou para que os futuros moradores sempre sentissem a força do riacho que passa ali, através do som que produz ao percorrer a casa.

Casa da Cascata / Frank Lloyd Wright

As bases da casa são as rochas do lugar. Algumas ultrapassam a parte inferior da residência e aparecem integradas, como na lareira.

A Casa da Cascata é formada por duas partes: a casa principal dos clientes, construída entre 1936 e 1938, e o quarto de hóspedes, finalizado em 1939.


Todos os recintos da casa se relacionam com o entorno natural. A sala de estar, inclusive, apresenta uma escada que conduz diretamente ao riacho. As circulações dentro da casa são escuras, os corredores são estreitos, para que os habitantes tenham a sensação de fechamento, em comparação com a abertura proporcionada à medida que se aproximam aos ambientes principais.




 
A beleza desses espaços se encontra em suas extensões à natureza, feita com grandes varandas em balanço. Projetadas em ângulos retos, são elementos esculturais da casa, além de sua função.

As janelas apresentam um condição especial: se abrem também nas esquinas da casa, procurando romper a configuração de caixa, e permitir a incorporação da natureza.

A Casa da Cascata rendeu, inclusive, um pequeno filme: Fallingwater. Vale a pena assistir.


 

Obispa Design Design by Insight © 2009