Tudo sobre salas pequenas


Em dias de ambientes integrados, ganhar centímetros é sempre importante. A base neutra desta sala é fundamental para quem não quer se arriscar nas cores e errar. Muita iluminação natural e longas cortinas do teto ao chão são truques para ampliar o espaço. Outro detalhe importante é a ausência de tapete, isso porque nos traz a sensação de amplitude pois o piso se alonga. Cores nas almofadas, na cadeira, nas flores completam a decoração.


Outro ambiente com cortinas longas que colaboram para ampliar o espaço. Além disso, as prateleiras da estante vão até o teto, transmitindo a sensação de um espaço maior. O acrílico da cadeira e o vidro da mini cristaleira refletem a luz sem pesar no ambiente. Cores nos detalhes e luz natural.



Pé-direito duplo e cortinas longas. Apesar de escura, ela não impede a entrada de luz no cantinho agradável da sala. O tapete claro aqui auxilia na sensação de cantinho amplo e acolhedor.



Base branca e luz natural: eis a receita para o cômodo parecer maior. A plantinha que parece subir aos céus também colabora, especialmente neste vaso transparente.



Um verde clarinho na parede do sofá. É importante lembrar de nunca usar uma cor forte na parede para onde se olha por mais tempo. Aqui, além de a cor ser suave, ela vem na parede das costas do sofá. Ambiente pequeno, mas funciona. A mesa lateral espelhada amplia o ambiente. O tapete claro, somado a  uma cortina linda e longa e poucos móveis.



Esta sala pode não ser exatamente o seu estilo, mas é muito bonita e aconchegante. A presença de elementos naturais, como as fibras da persiana, o algodão da manta do sofá e a madeira do banquinho são os responsáveis por isso. Soma-se a isso a cortina longa, branca e transparente, os poucos móveis, o tapete claro e a luz natural.



Com um janelão fica fácil fazer o espaço crescer, porque a luz ajuda muito. As coisas escuras fazem contraste com o sofá claro, que equilibra o cômodo.




Tudo de novo: luz natural, longas cortinas, estante alta, base neutra.



É possível brincar com as cores quando a sua base (sofá, cortina, tapete, paredes) é neutra! Os tons da grande tela se repetem nas almofadas, nos enfeites da mesa de centro e até na cadeira amarela, que não pesa no espaço por ser transparente. E vejam quantos elementos naturais na sala, transmitindo conforto, aconchego e calor.



Estar, jantar e varanda integrados. A presença da madeira nos três espaços é fundamental na integração. É sempre preciso incluir um elemento comum aos espaços. Os tons de branco e bege contrastam com o vermelho, o mostarda e o marrom. A mesinha de centro transparente arremata o visual sem pesar na decoração.



Tudo integrado. As paredes brancas e o piso único deixam o apartamento mais amplo. Mesa e cadeira transparentes e móveis claros para ajudar a aumentar o espaço. O tapete marca o espaço do estar. O verde na área molhada da cozinha também tem a função de delimitar a área da pia.



Para as meninas, um sofá rosa, flores e uma cadeirinha no melhor estilo vovó. A cortina transparente deixa a luz passar. O tapete branquinho clareia o piso. As paredes brancas permitem que a gente brinque com as cores. E para não apertar, banquinho de demolição e mesinha com tampo de vidro.



Está certo que a sala é miúda e que as janelas ajudam. Mas nem por isso se deixa de usar truques que distraem o olhar, como o painel da tevê e as prateleiras, ambos bem altos.



Fonte e inspiração: Flávia, Casinha Bonitinha
 

Obispa Design Design by Insight © 2009