Conheça a arquitetura de Toyo Ito, vencedor do Pritzker de 2013

Toyo Ito, um arquiteto japonês nascido em Seul na Coreia do Sul, venceu o Prêmio Pritzker de Arquitetura, considerado o Nobel da arquitetura. É o segundo ano seguido em que o Pritzker vai para o extremo oriente – o premiado de 2012 foi o chinês Wang Shu. Conheça um pouco mais das obras do arquiteto e veja porque ele mereceu o prêmio.

















Por que Toyo Ito merece um Pritzker?

O júri do prêmio destacou a versatilidade de Ito, que não se prende a uma só linguagem arquitetônica nem tipo de prédio – ele já projetou de casas, lojas e pavilhões a bibliotecas, parques e edifícios de escritório, entre outros.

Ito projetou edifícios que chamam atenção pelo uso entusiasmado de novas tecnologias, como o prédio TOD’S, em Tóquio, no qual a pele da construção também serve como estrutura. Além disso, Ito já declarou que a preocupação com espaços fluidos comunicando-se entre si marca sua arquitetura – é possível vê-la, por exemplo, na Midiateca de Sendai (2000). O arquiteto também se destaca pelo esforço em criar prédios poéticos, capazes de estimular os sentidos dos usuários.

O Pritzker é uma das premiações de arquitetura mais importantes do mundo. A honraria é dada anualmente pela Fundação Hyatt, dos Estados Unidos, a um arquiteto escolhido por um júri composto por críticos de arquitetura, arquitetos e patronos da área. Além de publicidade mundial, o vencedor recebe um medalhão de bronze e US$ 100 mil. Dois arquitetos brasileiros já venceram o prêmio: Oscar Niemeyer (1988) e Paulo Mendes da Rocha (2006). Já o Japão está melhor representado. Ito, 71, é o sexto arquiteto do país a receber o Pritzker - antes dele, vieram a dupla Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa (2010), Tadao Ando (1995), Fumihiko Maki (1993), e Kenzo Tange (1987).

Casa Abril
 

Obispa Design Design by Insight © 2009