Garimpo: 4 clássicos revisitados


Poltrona Via Dezza, Por Gio Ponti


A marca italiana Molteni&C apresentou no último Salão do Móvel de Milão uma série de móveis originalmente desenhados pelo mestre do design italiano Gio Ponti (1981-1979) para sua própria residência, na via Dezza, Milão, ao longo dos anos 1950. A coleção é composta por cadeira, mesa de centro, aparador, tapete, estante e uma poltrona. Esta, desenhada em 1953, ficava na sala de estar do designer e desperta a atenção pela forte angulação e a combinação do couro em branco e azul com a estrutura tubular metálica e o acabamento de latão. A poltrona conta, ainda, com uma edição limitada de duas opções de acabamento com tecidos desenhados pelo próprio Ponti nos anos 1930 para a empresa italiana Rubelli, que assumiu também a produção desta reedição especial. A Molteni&C é representada no Brasil pela Montenapoleone.
_________________________________________________________________________

Cabideiro Matégot, Por Mathieu Matégot


O designer Mathieu Matégot (1910-2001) cresceu na Hungria e se mudou para Paris no início dos anos 1930. Permaneceu ali até o início da Segunda Guerra, quando se juntou ao exército e foi capturado, sendo libertado pelos alemães em 1944. Apenas após retornar à capital francesa, começou a criar suas famosas peças com tubos e chapas de aço flexível perfurado – uma técnica descoberta durante o cativeiro –, que logo se transformariam em ícones do design moderno. Entre as criações de Mathieu ao longo da década de 1950, está o cabideiro Matégot, 38 x 34 x 20 cm, todo de latão. O acessório, cujos braços receberam pintura eletrostática colorida, foi reeditado pela companhia dinamarquesa Gubi, que pretende lançar até o final de novembro uma edição especial, com as hastes em preto. Em São Paulo, esta e outras peças da marca podem ser encontradas na loja Scandinavia Designs.
_________________________________________________________________________

Escrivaninha Tanis, Por Pierre Paulin


O francês Pierre Paulin (1927-2009), autor de grandes clássicos do design da segunda metade do século 20, como a poltrona Tulipa, foi um dos responsáveis por transmitir ao grande público o estilo de vida moderno, com peças ergonômicas e desenho simples. Em 1953, o designer começou uma parceria com a tradicional Thonet e criou uma série de móveis de escritório, como a escrivaninha CM 141, reeditada em 2008 pela também francesa Ligne Roset sob o nome de Tanis. O design original foi respeitado ao máximo – apenas mudanças nos materiais foram feitas para melhorar o desempenho do móvel de 1,30 x 0,74 x 0,60 m. A superfície de escrita passou a ser de Corian® preto ou laminado fosco, os pés são de aço tubular laqueado e as gavetas receberam acabamento de nogueira. A peça pode ser encomendada à verk!, representante oficial da Ligne Roset no Brasil.
_________________________________________________________________________

Luminária Visionnaire, Por Jean Puiforcat


A marca francesa Puiforcat, especializada em prataria de alta qualidade e pertencente ao grupo Hermès, reeditou no início de 2012 a icônica luminária Visionnaire, criada em 1925 por um dos membros da tradicional família, o escultor e designer Jean Puiforcat (1897-1945). Considerado um dos grandes nomes do movimento art déco em Paris, o designer se baseava no estudo de formas geométricas para a criação de peças funcionais, principalmente talheres e outros acessórios de mesa. A peça é produzida à mão com prata de lei, pesa 2 kg e mede 28,50 x 14 cm de diâm. Nesta releitura, sofreu pequenas atualizações: ganhou um interruptor eletrônico e luz de LED, mantendo intacta sua estrutura octogonal e cúpula cilíndrica. O difusor, de ônix branco, também foi preservado. A Visionnaire está à venda nas lojas da marca em Paris, Berlim, Londres e Nova York.

 

Obispa Design Design by Insight © 2009