Brasilidade da Bienal Ibero‐Americana de Design

Madri mostrou mais uma edição da Bienal Ibero‐Americana de Design (BID), exposição que acontece a cada dois anos na Espanha. Organizada pela DIMAD ‐ Associação Designers de Madri e pela Fundación Diseño Madrid.

Sob curadoria de Giovanni Vannucchi e Ruth Klotzel, a BID no Brasil teve mostra representativa de suas três edições (2008, 2010 e 2012) e exibiu uma seleção de peças apresentadas na capital espanhola, com 23 países participantes. A exposição no MCB apresentou 159 trabalhos representativos das principais categorias do design produzido nos últimos anos, com ênfase à participação do Brasil na edição 2012.

Foram exibidas 50 peças, 12 trabalhos digitais e 96 painéis, entre design gráfico, produtos, moda, têxtil, e design de interiores.

Projeto social do arquiteto Marcelo Rosenbaum “A gente transforma”, de valorização da cultura local por meio do artesanato no interior do Piauí, integra a mostra da Bienal Ibero-americana de Design (BID).


O Projeto Pauta M! constitui-se de tecido construído por fios cordonê e tecido tafetá sintético. A trama é estruturada com as peças recortadas que são termo-fixadas nos dois lados do tecido, o que possibilita obter a estrutura sem o uso da costura tradicional.

Cadeira infantil para crianças com necessidades especiais. Design brasileiro de produto, Ciranda, do Instituto Noisinho da Silva, Belo Horizonte.

 

Obispa Design Design by Insight © 2009