Psicologia as cores

Já ouviu falar nisso? Se não ouviu sobre a psicologia das cores, a gente te conta. Isso influencia muito em marcas, rótulos, nos produtos a serem desenvolvidos. Mas também conta muito dentro de casa. A utilização das cores nos ambientes influencia na vida de todos. Tons frios, como azul, verde e violeta ampliam. Já cores quentes, como o amarelo, vermelho e laranja tendem a diminuir os espaços.



O azul é um clássico nos quartos dos meninos. Está associado às sensações de relaxamento, alívio das tensões e a calma. Ideal para quartos de dormir, mas isso não é regra. Colocar o vermelho na cabeceira da cama é apropriado porque estimula e é excitante.

Em quartos de estudo ou ambientes onde é necessário aguçar a criatividade é legal o uso do amarelo.  Associado também a nobreza pela ligação com a cor do ouro, fica perfeito em espaços escuros, pois potencializa a luz natural.

A cor da juventude, da primavera, da fertilidade e do dinheiro. As tonalidades de verde estão ligadas à esperança de vida e de sorte. É calmo, equilibra as emoções e provoca a sensação de limpeza e frescor, podendo ser utilizado em ambientes como banheiros, cozinhas e quartos. As tonalidades escuras revelam um ambiente mais sofisticado.

Representa prosperidade, criatividade, equilíbrio. Nas cozinhas, o laranja entra forte para aguçar a fome e abrir o apetite. Combina com locais onde possuem madeira e couro. Utilizado também para amenizar a dificuldade de comunicação trazendo aconchego.


Branco é luz, pureza, bem estar, tranqüilidade de espírito, sensação de paz, limpeza e a união de todas as cores. Ambientes todos brancos passam uma idéia de amplitude, mas podem também se mostrar monótonos.  Utilizados tanto em locais pequenos como halls de entrada e corredores, como em grandes ambientes, destacam móveis de tons escuros e trazem uma neutralidade aos espaços.

A cor preta representa a modernidade, poder, sofisticação e elegância, mas deve ser utilizada levando em consideração à aplicação, como exemplo: tamanho dos objetos, e/ou ambientes, texturas, modo de aplicação. É a cor que menos reflete luz, sendo então utilizada para realçar as outras cores.

Uma dica bem legal para quem tem medo de errar na hora de escolher a cor do seu ambiente é sempre imaginar a função do local. Se é para relaxar, estudar, comer. Pense em quem irá usar o ambiente, a idade e o sexo.



 

Obispa Design Design by Insight © 2009